segunda-feira, 28 de novembro de 2011

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

domingo, 20 de novembro de 2011

Hoje comemora-se o Dia da Consciência Negra!



Hoje é um dia dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e sobre a questão da igualdade racial.

Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, escravo que lutou contra a escravidão no Brasil.

O Dia da Consciência Negra é marcado pela luta contra o preconceito racial. É um momento de conscientização e reflexão sobre a importância do povo africano na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país.



quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Construindo um avião de brinquedo com garrafa PET

Primeiros passos:

1. Selecione o modelo de avião que pretende fazer.
2. Decida que material você irá usar
3. Mãos a arte!

Modelo escolhido:














Materiais principais:


– 1 garrafa PET (para o corpo do avião);
– 7 tampas de garrafa PET (para as rodas e para fixação da hélice);
– 1 pasta de plástico polionda (para as asas e hélice);
– um prendedor de pasta com furos (para fixar a hélice).

Materiais secundários:

Lápis, régua, cola, tesoura, estilete, tinta guache ou plástica, pincéis, E.V.A., durex colorido e o que mais a sua imaginação mandar.

Obs.: Peça a ajuda de um adulto para manusear o estilete.



Como fazer:

– Determine o tamanho das asas (asa maior e asa menor), do leme e das hélices e do suporte para as rodas. Se for mais confortável, desenhe-os em um papel e recorte-os como se fosse um molde ou faça diretamente no material que vai usar (no caso, a pasta de plástico)

– Estude um jeito de fixar esses elementos na garrafa PET (o corpo do avião). Para as asas, pode-se fazer um corte na lateral de um lado e do outro (na largura da asa) a fim de atravessar a asa na garrafa. O leme e o suporte das rodas podem ser colados ou fixados com durex, e as hélices devem ser furadas assim como a tampinha a fim de passar o prendedor que irá fixá-las.

– Feito isso, mãos a arte para a decoração. É mais fácil preparar os elementos isoladamente e depois montar.

Obs.: o tamanho dos componentes do avião depende do tamanho da garrafa PET escolhida. Neste caso, usamos uma garrafa PET de 1,5 L.


Abaixo segue uma sequência de fotos da realização desse projeto:



domingo, 13 de novembro de 2011

Com as FÉRIAS se aproximando, vale a pena lembrar sobre o perigo das PIPAS


Um dos perigos é soltar pipas perto das redes elétricas. Brincando e sem noção do que pode lhe acontecer, uma criança pode provocar descargas elétricas, muitas vezes fatal. Esse tipo de acidente pode ocorrer quando a linha da pipa toca a rede elétrica ou quando, para retirar uma pipa presa à rede, jogam pedaços de madeira ou outros objetos que em contato com a rede provocam tais descargas.

Outra forma de acidente é causado pelas linhas com cerol (cerol é o nome atribuído a uma mistura de cola com vidro moído ou limalha de ferro) que os meninos aplicam na linha para “cortar” as pipas dos adversários. O potencial de corte é tão grande que se assemelha a uma navalha. A linha com cerol já provocou muitos acidentes graves, como motociclistas e ciclistas que tiveram o pescoço cortado por esse material.

É bom lembrar a criançada que O Uso do Cerol é Proibido por Lei.

Para sabermos:

A Lei Estadual nº 12.192, de 06-01-2006 proíbe o uso de cerol ou de qualquer produto semelhante que possa ser aplicado em linhas de papagaios ou pipas.

DOE Executivo seção 1, de 07-01-2006, p. 01.

07/01/2006

O GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO:

Faço saber que a Assembleia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei:

Artigo 1º – Fica proibido o uso de cerol ou de qualquer produto semelhante que possa ser aplicado em linhas de papagaios ou pipas.

Artigo 2º – O não cumprimento desta lei acarretará ao infrator o pagamento de multa no valor de 5 (cinco) UFESPs, sem prejuízo da responsabilidade penal.

Parágrafo único – Quando o infrator for menor, os pais serão, para todos os efeitos, os responsáveis.

Artigo 3º – As despesas decorrentes desta lei correrão à conta das dotações orçamentárias próprias.

Artigo 4º – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Palácio dos Bandeirantes, aos 06 de janeiro de 2006.

Concluindo:

A brincadeira pode e deve continuar, ninguém precisa ficar sem empinar pipas, uma brincadeira tão incorporada na vida e na cultura brasileira. Porém, respeitar limites é preciso. Seja prudente e cauteloso. Não cause nenhum mal a você mesmo ou ao seu próximo.

NÃO USE O CEROL.

FIQUE LONGE DAS REDES ELÉTRICAS.



Você sabia que existe PIPÓDROMO?

Parte do projeto Pipas com Segurança, o Pipódromo do Parque Ecológico de Tietê é um espaço reservado para o lazer dos praticantes e amantes de pipas e papagaios, onde é possível se divertir com segurança, sem o risco de causar ou sofrer acidentes.

A fim de conscientizar principalmente as crianças e os adolescentes sobre os cuidados que devem ser tomados ao empinar pipas, o local é totalmente sinalizado e possui normas de segurança que devem ser respeitadas por todos.

Além de proporcionar momentos de diversão em família, o Pipódromo também é sede de eventos, exposições, oficinas, cursos e campeonatos.

O Parque Ecológico do Tietê (único Pipódromo oficial) fica na Zona Leste da cidade de São Paulo. Conheça o Parque com mais detalhes acessando:
http://www.ecotiete.org.br/



OUTRAS SUGESTÕES:

Vale do Tiquatira: Também localizado na Zona Leste de São Paulo. Av. Gov. Carvalho Pinto, mais conhecido como TIQUATIRA.

Parque Vila Lobos: Situado no bairro de Pinheiros, Zona Sul da cidade de São Paulo, bem ao lado do CEAGESP.


quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Quebra-cabeças

Esses adoráveis quebra-cabeças! É um passatempo delicioso, reúne amigos e família com o propósito de vencer o desafio do encaixe das peças. Com diversos temas e quantidades de peças, é diversão garantida para crianças e adultos.

domingo, 6 de novembro de 2011

Série Fut Gogo's Crazy Bones (2010)


Essa série foi uma homenagem ao futebol e à Copa do Mundo Fifa 2010. Conta com 90 personagens divididos em 9 times, que dessa vez, estão em um campeonato, o Torneio Fut Gogo's.

É uma coleção imperdível! Com 2 novas versões: o Metalizado (36 modelos nas cores ouro, prata e bronze reluzentes) e os Energy (que mudam de cor quando a temperatura aumenta – segure em sua mão e deixe por alguns segundos e veja a transformação!!!).

O Livro Ilustrado Fut Gogo’s Crazy Bones contém uma tabela de características para identificar cada miniatura, mostrando seu nome e número, habilidade, jogo favorito, melhor amigo e descrição de personalidade.