domingo, 29 de janeiro de 2012

Skate: uma nova atividade em nossas vidas (mas que requer sempre cuidados)

As férias se acabaram e, entre tantas coisas boas e prazerosas vividas, destaco uma novidade em nossas vidas: o skate.

Depois de tantos nãos, acabei cedendo. A preocupação com a segurança dos filhos é natural e inevitável, difícil é perceber quando nossos medos são excessivos a ponto de fazer mais mal do que bem a uma criança.

Quando a criança é pequena, temos medo sobretudo que ela se perca, que ela se machuque no parquinho, mas a verdade é que temos medo de que qualquer coisa lhe aconteça em qualquer fase da vida, mesmo que já seja um adulto.

Isso me faz lembrar uma das frases mais interessantes do filme “Procurando Nemo”, em que a peixinha Dori diz para o seu amigo Marlin: “Que coisa mais estranha de se prometer ao filho. Se promete que nada vai lhe acontecer, nada acontece mesmo”.          

Isso mesmo! Nada de errado, de mal ou perigoso, mas também nada de bom. Nada de alegrias, descobertas, de histórias para contar, lembrar ou aprender.

Sim, às crianças é preciso dar-lhes limites e também autonomia, um voto de confiança para que sejam capazes de aprender a viver, se defender etc, e aos pais, a capacidade de perceber quando passam os limites de uma preocupação saudável para uma superproteção, que prejudica o crescimento e o amadurecimento de seus filhos.

Quem lê isso tudo, pensa que eu domino a arte de educar. Na verdade, assumo apenas que tenho consciência dos meus erros (quase sempre), que sei onde peco, exagero ou deixo a desejar. Confesso que aprendo mais do que ensino e que espero sinceramente ser melhor ou no mínimo razoável.

Mas falávamos de skate, voltando ao assunto. Acontece que eu permiti. Venci a barreira do medo e espero não me arrepender. Não somente permiti, como dei uma de mamãe valentona, subi no skate para descer uma rampinha insignificante e levei um “tombão”, que se não tivesse doendo tanto a minha costela eu diria um “tão bom”.

O José está feliz. O skate é um esporte maneiro e divertido, embora de muitos riscos de acidentes. Aprender a andar de skate é a sua nova conquista. Sem falar das novas amizades, também é sempre muito bom!


José, aprendendo a descer a rampa.




Descendo a rampa sozinho.




Novos Amigos!
 Da esquerda para direita:
Vinícius (Vini grande), José (meu filho),
Gustavo e Vinícius (Vini pequeno)





quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Aniversário de São Paulo

Hoje é comemorado o aniversário da cidade de São Paulo. Conhecida como "Terra da Garoa", "Sampa" ou "Pauliceia", em 25 de janeiro de 1554, a povoação em São Paulo surgiu com a construção de um colégio jesuíta, por doze padres, entre eles Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, no alto de uma colina escarpada, entre os rios Anhangabaú e Tamanduateí. Tal colégio, que funcionava num barracão feito de taipa de pilão, tinha, por finalidade, a catequese dos índios que viviam na região do Planalto de Piratininga, separados do litoral pela Serra do Mar, chamada pelos índios de "Serra de Paranapiacaba".
O Pátio do Colégio, no Centro Histórico de São Paulo, é considerado o marco zero da fundação de São Paulo. O prédio atual é uma reconstrução feita na segunda metade do século XX, tendo, como modelos, o colégio e igreja jesuítas que foram erigidos no local em 1653.
A cidade recebeu esse nome porque no dia 25 de janeiro a igreja católica celebra a conversão do Apóstolo Paulo, tornando-se São Paulo e assim, dando seu nome à cidade.

São Paulo ilustrado pelo paulista Zansky.

A cidade é mundialmente conhecida e exerce significativa influência nacional e internacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Conta com importantes monumentos, parques e museus, como o Memorial da América Latina, o Museu da Língua Portuguesa, o MASP, o Parque Ibirapuera, o Jardim Botânico de São Paulo e a avenida Paulista, e eventos de grande repercussão, como a Bienal Internacional de Arte, o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, São Paulo Fashion Week e a São Paulo Indy 300.

Faça um tour virtual "Visite São Paulo"


segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Crianças adoram dinossauros

Há milhões de anos, os dinossauros desapareceram da face da Terra. Tudo o que sabemos sobre eles é baseado nos fósseis encontrados. Há várias hipóteses sobre a vida e a extinção dos dinos.  Mas apesar do tempo que nos distancia desse período, o interesse por eles ainda é muito presente para o homem. E as crianças adoram dinossauros! A curiosidade acerca da existência e dos tipos de dinos, a variedade do visual e características de cada um, ativa a imaginação de qualquer um. Não é a toa que existe uma infinidade de materiais sobre eles, documentários, filmes, livros, museus e adivinhem... B R I N Q U E E E D O S S S.

E acreditem esse punhado de brinquedos de dinos nas fotos abaixo, mais o cenário da montanha dos dinossauros, já renderam muitas horas de brincadeira, imaginação a mil, conhecimento sobre eles, interesse por filmes e etc.





domingo, 15 de janeiro de 2012

O uso correto da mochila escolar

As férias escolares estão acabando e esse é o momento em que pais e filhos saem em busca de uniformes, materiais e mochilas escolares. Não é uma missão tão simples quanto parece. O objetivo deste post, é orientar o consumidor sobre os cuidados básicos e necessários na hora de escolher a mochila escolar.

Saiba porque
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, nos próximos anos, 85% da população sofrerá dores lombares devido, entre outros fatores, a má postura e a mochilas pesadas.
O problema se resume no excesso de peso que permitem à criança carregar. Estudos apontam que a criança não deve carregar, em média, mais de 10% do seu peso corporal. Má postura, problemas de locomoção e dores são os perigos ao se exceder esse limite. A recomendação aos pais é para estarem bastante atentos ao modo como seus filhos usam a mochila.

Na hora de comprar
As ofertas são tão tantas que se o consumidor não estiver bem orientado acaba fazendo uma compra ruim. Os pais acabam focando mais no preço e as crianças em cores, estampas e herois favoritos.
No entanto, já vimos que é necessário que se leve em conta outros aspectos no momento da compra.
Confira algumas dicas:



1. Escolha uma mochila leve: vazia, não deve pesar mais de meio quilo;
2. Escolha mochilas com duas alças, observe se são acolchoadas, reguláveis e com uma largura mínima de quatro centímetros na altura dos ombros, pois alças estreitas causam compressão nos ombros, podendo causar dor e restringir a circulação;
3. Prefira as de estrutura rígida e acolchoada nas costas (o forro acolchoado ajuda a evitar ferimentos com objetos pontiagudos);
4. Verifique se há um cinto regulável na altura da barriga, para evitar que a mochila balance e ajuda a repartir o peso entre os ombros e a zona lombar;
5. Confira se a alça de mão é acolchoada, com no mínimo oito centímetros de comprimento;
6. Mochilas com divisórias são melhores opções porque permitem organizar e distribuir os materiais.
7. Mochilas com rodinhas são adequadas desde que se respeite, a altura da criança. Alça mal regulada pode sobrecarregar o quadril e joelhos. É possível verificar se a altura está correta se as costas das crianças estiverem eretas.

Algumas sugestões:
1. Livros e cadernos devem ser colocados na parte de trás, rente às costas.
2. Lancheira não deve ser colocada dentro da mochila. Ela concentra o peso das costas. O ideal é dividir o peso entre a mochila e outras bolsas que possam ser carregadas com as mãos.
3. Materiais que são pesados devem preferencialmente ser deixados na escola. Converse com a direção sobre essa possibilidade.

Para evitar lesões
 A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, que participa da campanha em prol da saúde das crianças junto com a PROTESTE, oferece algumas dicas para garantir a saúde das costas, com o uso de mochilas:
– Utilizar sempre ambas as alça nos ombros. A posição incorreta pode provocar uma alteração postural chamada escoliose (desvio lateral inadequado da coluna);
– Tensionar as alças para que a mochila fique bem junto ao corpo e aproximadamente a cinco centímetros acima da linha da cintura;
– Utilizar todos os compartimentos de modo que os objetos mais pesados fiquem no centro da mochila e mais próximo das costas;
– Dobrar os joelhos ao se abaixar. Não se incline dobrando as costas, sobretudo se a mochila estiver muito pesada. (Fonte: Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica)


Vejam abaixo um vídeo educativo.