domingo, 13 de novembro de 2011

Com as FÉRIAS se aproximando, vale a pena lembrar sobre o perigo das PIPAS


Um dos perigos é soltar pipas perto das redes elétricas. Brincando e sem noção do que pode lhe acontecer, uma criança pode provocar descargas elétricas, muitas vezes fatal. Esse tipo de acidente pode ocorrer quando a linha da pipa toca a rede elétrica ou quando, para retirar uma pipa presa à rede, jogam pedaços de madeira ou outros objetos que em contato com a rede provocam tais descargas.

Outra forma de acidente é causado pelas linhas com cerol (cerol é o nome atribuído a uma mistura de cola com vidro moído ou limalha de ferro) que os meninos aplicam na linha para “cortar” as pipas dos adversários. O potencial de corte é tão grande que se assemelha a uma navalha. A linha com cerol já provocou muitos acidentes graves, como motociclistas e ciclistas que tiveram o pescoço cortado por esse material.

É bom lembrar a criançada que O Uso do Cerol é Proibido por Lei.

Para sabermos:

A Lei Estadual nº 12.192, de 06-01-2006 proíbe o uso de cerol ou de qualquer produto semelhante que possa ser aplicado em linhas de papagaios ou pipas.

DOE Executivo seção 1, de 07-01-2006, p. 01.

07/01/2006

O GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO:

Faço saber que a Assembleia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei:

Artigo 1º – Fica proibido o uso de cerol ou de qualquer produto semelhante que possa ser aplicado em linhas de papagaios ou pipas.

Artigo 2º – O não cumprimento desta lei acarretará ao infrator o pagamento de multa no valor de 5 (cinco) UFESPs, sem prejuízo da responsabilidade penal.

Parágrafo único – Quando o infrator for menor, os pais serão, para todos os efeitos, os responsáveis.

Artigo 3º – As despesas decorrentes desta lei correrão à conta das dotações orçamentárias próprias.

Artigo 4º – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Palácio dos Bandeirantes, aos 06 de janeiro de 2006.

Concluindo:

A brincadeira pode e deve continuar, ninguém precisa ficar sem empinar pipas, uma brincadeira tão incorporada na vida e na cultura brasileira. Porém, respeitar limites é preciso. Seja prudente e cauteloso. Não cause nenhum mal a você mesmo ou ao seu próximo.

NÃO USE O CEROL.

FIQUE LONGE DAS REDES ELÉTRICAS.



Você sabia que existe PIPÓDROMO?

Parte do projeto Pipas com Segurança, o Pipódromo do Parque Ecológico de Tietê é um espaço reservado para o lazer dos praticantes e amantes de pipas e papagaios, onde é possível se divertir com segurança, sem o risco de causar ou sofrer acidentes.

A fim de conscientizar principalmente as crianças e os adolescentes sobre os cuidados que devem ser tomados ao empinar pipas, o local é totalmente sinalizado e possui normas de segurança que devem ser respeitadas por todos.

Além de proporcionar momentos de diversão em família, o Pipódromo também é sede de eventos, exposições, oficinas, cursos e campeonatos.

O Parque Ecológico do Tietê (único Pipódromo oficial) fica na Zona Leste da cidade de São Paulo. Conheça o Parque com mais detalhes acessando:
http://www.ecotiete.org.br/



OUTRAS SUGESTÕES:

Vale do Tiquatira: Também localizado na Zona Leste de São Paulo. Av. Gov. Carvalho Pinto, mais conhecido como TIQUATIRA.

Parque Vila Lobos: Situado no bairro de Pinheiros, Zona Sul da cidade de São Paulo, bem ao lado do CEAGESP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário