domingo, 15 de janeiro de 2012

O uso correto da mochila escolar

As férias escolares estão acabando e esse é o momento em que pais e filhos saem em busca de uniformes, materiais e mochilas escolares. Não é uma missão tão simples quanto parece. O objetivo deste post, é orientar o consumidor sobre os cuidados básicos e necessários na hora de escolher a mochila escolar.

Saiba porque
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, nos próximos anos, 85% da população sofrerá dores lombares devido, entre outros fatores, a má postura e a mochilas pesadas.
O problema se resume no excesso de peso que permitem à criança carregar. Estudos apontam que a criança não deve carregar, em média, mais de 10% do seu peso corporal. Má postura, problemas de locomoção e dores são os perigos ao se exceder esse limite. A recomendação aos pais é para estarem bastante atentos ao modo como seus filhos usam a mochila.

Na hora de comprar
As ofertas são tão tantas que se o consumidor não estiver bem orientado acaba fazendo uma compra ruim. Os pais acabam focando mais no preço e as crianças em cores, estampas e herois favoritos.
No entanto, já vimos que é necessário que se leve em conta outros aspectos no momento da compra.
Confira algumas dicas:



1. Escolha uma mochila leve: vazia, não deve pesar mais de meio quilo;
2. Escolha mochilas com duas alças, observe se são acolchoadas, reguláveis e com uma largura mínima de quatro centímetros na altura dos ombros, pois alças estreitas causam compressão nos ombros, podendo causar dor e restringir a circulação;
3. Prefira as de estrutura rígida e acolchoada nas costas (o forro acolchoado ajuda a evitar ferimentos com objetos pontiagudos);
4. Verifique se há um cinto regulável na altura da barriga, para evitar que a mochila balance e ajuda a repartir o peso entre os ombros e a zona lombar;
5. Confira se a alça de mão é acolchoada, com no mínimo oito centímetros de comprimento;
6. Mochilas com divisórias são melhores opções porque permitem organizar e distribuir os materiais.
7. Mochilas com rodinhas são adequadas desde que se respeite, a altura da criança. Alça mal regulada pode sobrecarregar o quadril e joelhos. É possível verificar se a altura está correta se as costas das crianças estiverem eretas.

Algumas sugestões:
1. Livros e cadernos devem ser colocados na parte de trás, rente às costas.
2. Lancheira não deve ser colocada dentro da mochila. Ela concentra o peso das costas. O ideal é dividir o peso entre a mochila e outras bolsas que possam ser carregadas com as mãos.
3. Materiais que são pesados devem preferencialmente ser deixados na escola. Converse com a direção sobre essa possibilidade.

Para evitar lesões
 A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, que participa da campanha em prol da saúde das crianças junto com a PROTESTE, oferece algumas dicas para garantir a saúde das costas, com o uso de mochilas:
– Utilizar sempre ambas as alça nos ombros. A posição incorreta pode provocar uma alteração postural chamada escoliose (desvio lateral inadequado da coluna);
– Tensionar as alças para que a mochila fique bem junto ao corpo e aproximadamente a cinco centímetros acima da linha da cintura;
– Utilizar todos os compartimentos de modo que os objetos mais pesados fiquem no centro da mochila e mais próximo das costas;
– Dobrar os joelhos ao se abaixar. Não se incline dobrando as costas, sobretudo se a mochila estiver muito pesada. (Fonte: Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica)


Vejam abaixo um vídeo educativo. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário