domingo, 30 de outubro de 2011

A História, a Origem do Halloween



Foram os povos celtas, que habitavam região da Grã-Bretanha e da França entre os ano 2000 e o ano 100 a.C., que deram origem ao Halloween. Para eles, a noite de 31 de outubro indicava o início do Samhain, uma importante celebração que marcava três fatos: o fim da colheita, o Ano-Novo celta e também o fim do verão, ou seja, início do inverno, "a estação da escuridão e do frio", um período associado aos mortos.

"No Halloween, segundo a mitologia desse povo, era possível entrar em contato com o mundo dos desencarnados". Como se pregava que esse contato libertava todo tipo de espírito, as pessoas acreditavam que, durante aquela noite, fantasmas, demônios e bruxas ficavam à solta.
Para representar esse caos sobrenatural, os celtas se fantasiavam com peles e cabeças de animais abatidos para o inverno. A crença nos espíritos também despertou outros costumes típicos da festa, como o uso de leite e comida (hoje substituídos por doces) para acalmar os visitantes do além e o hábito de acender fogueiras para espantar os espíritos.
No século IX, a festa foi influenciada pela expansão do cristianismo na Grã-Bretanha. Na tentativa de acabar com os festejos pagãos, o papa Gregório III consagrou o dia 1º de novembro para a celebração de Todos os Santos. Surgiu daí a própria palavra halloween, originada de all hallows eve, que em português quer dizer "véspera do dia de Todos os Santos".(1)

Foi os Estados Unidos o responsável por popularizar a tradição do Halloween, também conhecido como Dia das Bruxas. Hoje, crianças e adultos fantasiam-se de monstros, bruxas, magos, e fantasmas e saem para o travessuras ou gostosuras, que funciona assim: os fantasiados batem de porta em porta perguntando "travessuras ou gostosuras?" para ganhar balas, chocolates e outros doces.
E assim, no dia 31 de outubro, os moradores também enfeitam suas casas com objetos feitos pela própria família, como a cara-de-abóbora, conhecida como Jack da Lanterna, que na verdade tornaram-se símbolos do Halloween.(2)

(1) Mundo Estranho.abril.com
(2) SmartKids.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário