quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Os desafios da Lição de Casa

Bart deveria estar fazendo seu dever de casa, mas o PokeSimpson é mais interessante!


Breve história da Lição de Casa

A Lição de Casa surgiu nos Estados Unidos, nos anos 30, como parte integrante de um método de ensino para estudantes da zona rural. Possui uma função pedagógica importante. Além de ensinar a criança a construir uma relação de responsabilidade e autonomia, favorece o hábito do estudo. Entretanto, para que a lição de casa atinja esse objetivo, cabe ao professor orientar a criança em cada lição e esclarecer os objetivos dessa.

Brasil Escola. Lição de casa. Página visitada em 05/09/11.


A importância da Lição de Casa

A Lição de Casa é importante para pais, alunos e professores.
Para o aluno, é fundamental porque faz com que ele enfrente desafios pedagógicos fora do contexto escolar, além de ajudá-lo a construir uma autonomia, a estabelecer uma rotina e a melhorar a capacidade de organização.
Para o professor, é uma atividade útil porque lhe permite verificar quais são as dificuldades e deficiências dos alunos e, consequentemente, tentar saná-las com atividades de reforço.
Para os pais, é uma maneira de acompanhar o que está sendo ensinado na escola do filho.

EDUCAR PARA CRESCER. Lição de casa: um dever para todo dia. Página visitada em  05/09/11.   


Algumas considerações sobre o assunto

Os televisores já existiam na década de 1930, mas o custo era muito alto e havia pouca programação disponível. Os video games começaram a ganhar o mercado na década de 1980 e a  internet teve a sua evolução na década de 1990.
Hoje, além de livros e brinquedos, contamos com uma grande variedade de programação televisiva através da TV a cabo, podendo ainda aumentar as opções por meio de DVDs ou similares. Temos também diferentes consoles de video games, um mais atrativo do que o outro, e uma infinidade de jogos desenvolvidos para tal, e, por fim, a internet, que nos permite quase tudo: trabalho, pesquisa, entretenimento, comunicação e, óbvio, também riscos e perigos, mas já não dá para imaginar a vida sem ela, não é mesmo?

Sem sair de casa temos diversão, distração e educação, mas o uso desses meios de entretenimento deve ser feito com adequação para cada família, respeitando a idade de seus filhos.
Além disso, temos parques, cinemas, teatros, zoos, aquários, shows, passeios culturais, viagens, esportes etc., mas o que preocupa de fato é o lazer que oferecemos em casa, pois este,  concorre diretamente com a Lição de Casa. O gif animado, do personagem Bart Simpson acima, ilustra bem essa situação. É claro que aqui entra a questão dos limites, que pode e deve ser trabalhada, mas a questão é como tornar o dever de casa tão interessante quanto. É isso que eu acredito que tem que ser despertado nas crianças.

Disposição para brincar, passear e se divertir nunca falta para qualquer criança com a saúde em dia, mas para fazer a Lição de Casa é um “Deus nos acuda”!
Fazer os pequenos entender e aceitar o dever da lição de casa, não é uma tarefa nada fácil. A Lição de Casa, tem um papel fundamental na educação dos filhos é o momento em que eles reforçam o que aprenderam em aula e fixam o conteúdo. Além disso, os deveres proporcionam o hábito de estudar, formando o estudante de amanhã.

O acompanhamento dos pais ou de um adulto responsável é fundamental, e isso acaba sendo um outro desafio, pois sabemos que a maioria dos pais tem pouca disponibilidade de tempo, alguns não se interessam e outros já não têm paciência. É preciso evitar que o dever de casa se torne um transtorno para a criança e para os pais, causando conflito familiar, tornando o ambiente tenso, colocando pais e filhos em situações indesejáveis, além de acabar tomando mais tempo do que o necessário por conta desses eventuais destemperos, ou seja, não podemos deixar que a lição de casa, acabe se tornando um trauma.

Não pensem vocês, leitores, que escrevo com a autoridade de quem domina essa situação, porque também passo por essas dificuldades e tento aprender a cada dia com elas.

Em entrevista para o site EDUCAR PARA CRESCER, em abril de 2010, há algumas considerações que entendi como significativas para tentar solucionar a questão acima abordada.

“‘O grande desafio do professor é fazer com que o aluno consiga atribuir significado à lição de casa, diz Eliane Palermo Romano, coordenadora pedagógica da Escola Comunitária de Campinas.

O aluno precisa perceber a função das tarefas para que compreenda sua importância’, reitera Cleuza Vilas Boas Bourgogne, diretora pedagógica da Escola Móbile, de São Paulo.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário